sexta-feira, 10 de julho de 2009

Folha 249

Igreja bem SucedidaGabriel Andrada é jovem, seminarista, recém casado, e cheio de ideais. Evangélico desde o berço, diz que só se converteu de fato com 17 anos em um acampamento de carnaval. Desde a experiência de conversão, que o levou às lágrimas, participa de eventos evangelísticos de sua igreja. Agora se sente vocacionado para ser pastor. Ávido por ser “usado” por Deus, Gabriel matriculou-se em um pequeno instituto bíblico.
Gabriel me conheceu na internet e escreveu pedindo ajuda. Precisa que eu lhe ensine o “caminho das pedras” para começar uma igreja do zero. Pensei, pensei! Sem conhecê-lo, sem saber exatamente aonde o noviço quer chegar, resolvi correr o risco de responder. Disse que para uma igreja ser bem sucedida no Brasil são necessários a combinação de pelo menos dois, de quatro ingredientes.
1) Um pastor carismático. Que tenha traquejo para falar em público com desenvoltura. Que cante afinado, ou que pelo menos comece os hinos no tom certo. Que tenha boa memória para decorar versículos e saiba citá-los sem tomar fôlego. Que seja simpático e bem humorado no trato pessoal.
2) Um bom prédio em uma boa localização. Que a igreja seja em um lugar de fácil acesso. Que tenha bom estacionamento. Que seja confortável, preferivelmente com cadeiras acolchoadas, climatizado com ar condicionado. Que os banheiros limpos não cheirem a creolina.
3) Acesso à mídia. Que a nova igreja tenha programa de rádio ou de televisão. Mas que a programação ressalte as qualidades especiais do líder como o apóstolo escolhido de Deus para os últimos dias. Que repita sem parar que a igreja é especial, diferente de todas as outras. É bom que o locutor fale em línguas estranhas (glossolalia) e profetize sobre detalhes da vida dos crentes. Que crie uma aura de “poder” pentecostal e curiosidade nas pessoas de comparecerem aos cultos.
4) Teologia da Prosperidade. Que o pastor não tenha escrúpulo de prometer milagre à granel. Que a maior parte do culto seja gasto colhendo testemunhos de gente que enricou com as campanhas dos sete dias, com os jejuns da conquista, com as rosas santas, com os cultos dos Gideões, com as maratonas de oração. Quanto mais relatos, melhor.
Ressalto. Gabriel não precisa se valer de todos os pontos para se tornar o novo fenômeno gospel brasileiro. Entretanto, sem o quarto ingrediente, ele não vai a lugar nenhum. Basta que combine qualquer um com o último e seguramente se tornará um forte concorrente nos disputadíssimo mercado gospel. Entretanto, como vai concorrer com expoentes bem consolidados, terá que trabalhar muito. Talvez precise fazer o programa de rádio ou de televisão na madrugada. No começo, para pagar o horário, terá que fazer merchandise de Ginka Biloba. Gabriel não deve ter receio de oferecer, por uma pequena oferta, lenço ungido, óleo sagrado ou água do rio Jordão. Se necessário, pode até vender cadernos escolares com a capa espiritual; tipo, um rapaz surfando e uma frase ao lado: “Cristo é ‘sur-ficiente’ para mim”.
Não sei se Gabriel entenderá a minha ironia. Caso leve os meus conselhos a sério, logo teremos uma nova igreja de nome bizarro. Contudo, quando estiver nos píncaros da glória, todos saberão que a trajetória de Gabriel Andrada não foi tão espiritual quanto se poderia supor. “Há algo de podre no reino da Dinamarca” – Shakespeare.
* Ricardo Gondin

Congresso de Evangelismo

A Igreja Batisna Renovada em Cidade Beira-Mar - Rio das Ostras, sob a presidencia do Pr.Paulo Sergio Aleixo, estara promovendo no dia 06 de junho, o Segundo Congresso de Evangelismo, tendo como preletora a Missionaria Luciene Viana, e a participação musical do coral Agape.

Pr.Sergio Cunha na Terça da Unção

O Pastor Sergio Cunha, presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras, a convite do Pr.Samuel Gonçalves, Presidente da Catedral da Assembleia de Deus de Cabo Frio - Ministerio de Madureira, estara ministrando a Palavra de Deus na Terça da Unção, na Catedral de Cabo Frio no proximo dia 09 de junho, e o pastor Silas Malafaia Junior, vice presidente da Edtiroa Central Gospel no dia 16 de junho, ja no dia 23, estara ministrando a Palavra o Pr.Elson de Assis, da Assembleia de Deus em Bonsucesso - RJ

Convenção Fraternal em Angra dos Reis


A Catedral das Assembleias de Deus em Angra dos Reis - Ministerio de Madureira, presidida pelo pastor Sostenes Silva, estara sediando no proximo dia 13 de junho a Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro - Ministerio de Madureira, presidida pelo Pr.Abner Cassio Ferreira, onde mais de 2 mil pastores estarão presentes

____________Colunas :

Todos os Dias

Impressionante a fé de algumas pessoas diante das agruras da vida. A certeza de que Jesus esta conosco, não importando os dias maus. Podendo ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saude, de sucesso ou fracasso. Jesus quando enviou seus discipulos, deu-lhes essa promessa : “ E eis que estou convosco todos os dias” o que significa “ sempre “. Esse sentimento da presença de Jesus, tem acompanhado a vida diaria da diaconisa Luzia Gomes, capixaba de origem pomerana, residente no bairro Santo antonio - Cabo Frio, a mais de 30 anos, e sempre servindo ao Senhor. Porém houve um ano de sua vida, em que ela pensou, que Deus não se importava com ela, pois alem de perder sua filha Sandra no auge da juventude, após um atropelamento, seguido de um grande periodo em coma no hospital de Macaé, causando um enorme sofrimento em toda familia, e principalmente nos três netos pequenos, Luzia a quem eu chamo de nossa Noemi, a sogra de Ruth, a moabita, buscou forças para sua alma, profundamente triste pela morte de sua primogenita, para meses depois sepultar seu marido, o Presbitero Samuel Gomes, vitima de cancêr em estado terminal, um dos fundadores do trabalho pentecostal em Barra de São joão.
Luzia, tomada de pavor e angústia, não podia fazer nada mais, senão chorar. O que confortava, a viuva era reconheçer que Jesus, quando enfrentou a dor pela perda de seu amigo Lazaro, tambem chorou ( João 11.32 - 36). Isto lhe fez compreender como Deus provavelmente se sentiu com relação aos seus familiares, aos quais Ele tambem amava. Jesus em sua condição humana, tambem experimentou tristeza, medo, abandono e ate desespero. O livro de Hebreus 5.7, nos diz que Jesus bradou “ com forte clamor, e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte”. Mais ele não foi salvo da morte. Luzia, assim como todos nós, em momentos dificeis, citarmos o salmo tenebroso: “ Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste” (Salmo 22.1). Porem, assim como Jesus suportou Sua dor, devemos continuar expressando nossa fé, na certeza de que o Deus Pai é um Deus de amor, em quem podemos de maneira integral confiar, pois ele se importa conosco, e jamais nos abandonará.

*Sérgio Cunha é jornalista, articulista, conferencista e presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras. É professor de História do Cristianismo no Curso de Formação de Obreiros da Igreja Batista Renovada em Cidade Beira Mar – Rio das Ostras/RJ. visite o Blog : www.pastorsergiocunha.blogspot.com e leia mais textos.


Males do presente!

Três grandes males assolam a humanidade hoje em dia; são eles: a impiedade, a ignorância e a malícia do homem moderno. No livro de Oséias encontramos uma breve digressão sobre as conseqüências advindas dessas enfermidades hodiernas. Embora, seja uma doença atual ela não é nova, e já ocorria na nação de Israel nos dias do profeta Oséias. Isto se dá, quando o povo se afasta de Deus, criando o cenário ideal para aparição destes males e, em decorrência deles desencadeiam-se uma série de outros fatores desagradáveis, tais como a perda da proteção divina, a infertilidade espiritual, a inoperância sacerdotal, entre outras, e, por fim, a pior de todas, que é a desaprovação divina como sacerdote do Altíssimo e, por extensão, de todo o povo que com ele comunga os mesmos pensamentos e projetos de vida. O afastamento de Deus se dá na esfera espiritual e material, pois a falta de tempo tem sido usada por muitos como justificativa para a desídia no labor ministerial, com isso a noiva de Cristo, a Igreja, definha-se por inanição doutrinária. O imediatismo e o desejo torpe de conquistas pujantes na área econômica e financeira têm levado de roldão denominações inteiras, sem contar que, o rebanho de Deus nelas, muitas vezes reduz-se a apenas um produto vendável, como uma mercadoria de feira livre, pois são todos eles, meros mercadores. Impiedade significa caráter ímpio, descrença, maldade, enquanto a ignorância é a falta de conhecimento, de ciência, ou seja, é a tolice, a burrice. Já malícia, equivale à má índole, a velhacaria e a interpretação maldosa. Notem bem que, estas três coisas são terrivelmente vis, no entanto, vivem muito próximas de nós, e às vezes até com permissão tolerante da nossa parte. Fazendo com que Deus peleje contra nós e, ao invés de bênçãos recebemos maldição. “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios” (Oséias 4: 1 a 2). E não fia só nisso não, vejam o que diz o Senhor: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oseías 4: 6) A idolatria e a incontinência atual é talvez a maior abominação diante de Deus, logo, não há outra saída para a humanidade atual, a não ser aceitar o conselho de Deus: “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará” (Oséias 6: 1). Jesus está voltando, arrependa-se hoje!

* Pastor José Alencar Lopes - Presidente da Catedral da Assembleia de Deus em Jaboatão dos Guararapes - PE

domingo, 5 de julho de 2009

Folha 248

Cientologia no banco dos réus
A religião conhecida como Cientologia começou a ser julgada na França após ser acusada de fraude e corre o perigo de ser proibida neste país europeu.
Esta religião, que ganhou notoriedade por ter entre seus fiéis inúmeras estrelas de Hollywood, subiu no banco dos réus na última segunda após ser acusada de fraude em grupo organizado e exercício ilegal de farmácia. A segunda acusação foi realizada por causa da distribuição de vitaminas e tratamentos entre os fiéis desta crença.
Este processo está sendo movido contra a Asociação Espiritual de Cientologia - nome com o qual esta religião é registrada na França -, contra a livraria da mesma e sete de seus membros. Além de ter influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia, a Cientologia ganhou as manchetes dos jornais por ter entre seus fiéis celebridades como Tom Cruise, John Travolta, Jennifer Lopez e Katie Holmes.

O grupo pop Jonas Brothers passou por Rio de Janeiro e São Paulo arrastando uma legião de fãs a seus shows. Porém, os três rapazes também deixaram uma nova mania entre as meninas brasileiras, o uso do anel de pureza. O novo acessório tem o intuito de demonstrar de forma pública que a pessoa que o adotou pretende manter relações sexuais apenas após o casamento. No entanto, a nova mania, que agradou a muitos pais, é vista apenas como um modismo por alguns especialistas. A estudante Angelica Martins, de 16 anos, afirmou que leva este voto muito a sério e que o manterá mesmo que desagrade seu namorado. “Quem ama espera. Acredito nisso e vou fazer o mesmo. Meu namorado vai ter que esperar”, declarou. Opinião semelhante tem a jovem Natasha Novaes, de 15 anos, que disse que não pensa na possibilidade de quebrar este voto. “Mesmo que os Jonas quebrem a promessa, continuamos com o voto”, afirmou. No entanto, para a socióloga Vera Filgueiras este movimento tem data de validade. “Tudo não passa de puro modismo. Talvez alguns jovens sigam fiéis, mas a história mostra o contrário. No entanto, tudo o que propõe uma reflexão sobre a vida sexual é salutar, ainda mais na nossa cultura”, declara.




Dia mundial de oração
Igreja paulista realiza concentração de oração pelo Brasil e o mundo em 30 de maio.

Um dia mundial de oração pelo Brasil e pelo mundo, este é o objetivo do Dia Mundial de Oração, movimento que acontece em 30 de maio e que terá como local de concentração a Igreja Assembleia de Deus de Bom Retiro, em São Paulo. Este movimento internacional de oração, que começou em 2001 quando 45 mil pessoas se reuniram para orar na Cidade do Cabo (capital da África do Sul), tem o objetivo de conclamar igrejas e cristãos a se unirem pela salvação dos povos, pelas autoridades e por um avivamento genuíno. A expectativa é que em 2009 haja mais de 220 nações participando. A Assembleia de Deus do Bom Retiro fica na Rua Afonso Pena, 560. A concentração acontecerá entre às 9h e às 17h.


Fiel arrependido recebe oferta de volta

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que obriga a Igreja Universal do Reino de Deus a devolver R$ 2 mil a um ex-fiel que se diz enganado pelos pastores da denominação. O motorista Luciano Rodrigo Spadacio, de 29 anos, alegou que entregou o dinheiro no templo da Universal do município de General Salgado, a 600 quilômetros de São Paulo, diante da garantia de que a oferta – chamada de “desafio” – significaria a solução milagrosa de todos os seus problemas. Mas Spadacio alega que nada aconteceu. O ministro Luís Felipe Salomão negou, no dia 10 de fevereiro, o pedido de recurso especial da Igreja Universal (Iurd). Assim, manteve a decisão dos desembargadores do Tribunal de Justiça paulista, que, em setembro de 2007, entenderam que o ex-fiel foi induzido ao erro com a promessa de que sua vida melhoraria. E, por isso, tinha o direito de receber a doação de volta em valores corrigidos desde 1999, quando o caso ocorreu. Aconselhado por um pastor chamado Marcio, o motorista, que frequentava o templo quatro vezes por semana, vendeu um veículo de sua propriedade e entregou todo o valor à igreja. Arrependido, ele conseguiu sustar um cheque de R$ 600, mas o restante do dinheiro foi compensado em favor da Universal. Na época, o motorista disse que só ingressou com a ação judicial para reaver o dinheiro por incentivo de seus pais. E afirmou que teria dado mais porque acreditava que realmente poderia mudar de vida se fosse “fiel” a Deus – o que, de acordo com a mensagem pregada pela Iurd, significa colaborar financeiramente. O motorista diz que pretende usar o dinheiro da indenização para comprar cestas básicas para os mais carentes. A Universal ainda pode recorrer da decisão do STJ, mas informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o caso.Fonte: (O Globo).




O Sonho de uma Bicicleta

Toda pessoa em sua tenra infância sonha e deseja possuir um presente especial. As meninas geralmente almejam o ultimo lançamento da boneca que fala e anda, e tem a cara de uma artista da novela das 6. Ja os meninos quando não pedem aos pais, uma bola de futebol usada pelos jogadores profissionais, com certeza na sua maioria, pediram uma bicicleta de preferencia com varias marchas. Já com o menino Oliveira no Morro das Palmeiras, foi diferente desde do dia em que avistou uma bicicleta usada pelo antigo vendedor de agua sanitaria, que a cada festa de folia de reis, subia a rua Anhanguera vestido de lanceiro. Aquela bicicleta , não era anunciada na televisão e tão pouco nas revistas especializadas, por isso chamava de maneira especial a atenção do menino curioso. O que voce acharia se visse um homem sentado numa bicicleta de costas para o guidon, pedalando vigorosamente sem sair do lugar? Aquela bicicleta tinha uma peculiaridade, ela amolava facas, atendendo a uma necessidade da comunidade. Com um esmeril instalado na garupa, que é reforçada, ela era movimentada por uma correia de nailon que passava ao redor de um aro mais estreito, soldado ao aro da roda traseira. Assim, quando o amolador pedalava a bicicleta, o esmeril girava. Dizem os mais antigos, que este tipo de bibicleta fora inventada pelos portugueses no incio do primeiro seculo da republica brasileira. A cada semana por volta das 7 horas da manhã, o amolador percorria as ruas do morro, montado em sua bicicleta, como se fosse um cavalo arabe, sempre tocando os sinos e gritadando: “ Amolador de facas! Amolador de facas! “. Em seguida uma dona de casa, sempre apareçia na janela e lhe entregava algumas facas sem corte, ou um vizinho lhe trazia um facão e o barbeiro, suas tesouras. Aquela cena magica produzindo faiscas se repetia todas as semanas, fazendo brilhar os olhinhos do pequeno Oliveira e aumentava o seu sonho de possuir uma bicicleta encantada, o que não foi possivel, devido ao perigo para uma criança de sua idade. Mais ele havia se decidido, que quando crescesse, iria encontrar um lugar nivelado para trabalhar usando o suporte da bicicleta para elevar a roda traseira e depois de encaixar a correia e sentar-se no silin, ficando de costas para o guidon, tiraria varias faiscas do esmeril, afiando dezenas de tipos de laminas, fazendo a alegria das donas de casa. O pequeno oliveira, apos tornor-se adulto e descer o Morro das Palmeiras, viajou por todo Brasil, estudou Direito e depois comunicação, mais acabou amolando a espada da Palavra, como um pastor aprovado, e apos retornar ao morro onde fora criado, com sua mulher e filhos, jamais reencontrou o amolador de facas e sua bibicleta magica. Os moradores mais antigos, enformaram que ele aceitou Jesus e foi passear de bicicleta nos Ceus.

* Sérgio Cunha é jornalista, articulista, conferencista e presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras. É professor de História do Cristianismo no Curso de Formação de Obreiros da Igreja Batista Renovada em Cidade Beira Mar – Rio das Ostras/RJ. visite o Blog : www.pastorsergiocunha.blogspot.com e leia mais textos.