domingo, 5 de julho de 2009

Folha 248

Cientologia no banco dos réus
A religião conhecida como Cientologia começou a ser julgada na França após ser acusada de fraude e corre o perigo de ser proibida neste país europeu.
Esta religião, que ganhou notoriedade por ter entre seus fiéis inúmeras estrelas de Hollywood, subiu no banco dos réus na última segunda após ser acusada de fraude em grupo organizado e exercício ilegal de farmácia. A segunda acusação foi realizada por causa da distribuição de vitaminas e tratamentos entre os fiéis desta crença.
Este processo está sendo movido contra a Asociação Espiritual de Cientologia - nome com o qual esta religião é registrada na França -, contra a livraria da mesma e sete de seus membros. Além de ter influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia, a Cientologia ganhou as manchetes dos jornais por ter entre seus fiéis celebridades como Tom Cruise, John Travolta, Jennifer Lopez e Katie Holmes.

O grupo pop Jonas Brothers passou por Rio de Janeiro e São Paulo arrastando uma legião de fãs a seus shows. Porém, os três rapazes também deixaram uma nova mania entre as meninas brasileiras, o uso do anel de pureza. O novo acessório tem o intuito de demonstrar de forma pública que a pessoa que o adotou pretende manter relações sexuais apenas após o casamento. No entanto, a nova mania, que agradou a muitos pais, é vista apenas como um modismo por alguns especialistas. A estudante Angelica Martins, de 16 anos, afirmou que leva este voto muito a sério e que o manterá mesmo que desagrade seu namorado. “Quem ama espera. Acredito nisso e vou fazer o mesmo. Meu namorado vai ter que esperar”, declarou. Opinião semelhante tem a jovem Natasha Novaes, de 15 anos, que disse que não pensa na possibilidade de quebrar este voto. “Mesmo que os Jonas quebrem a promessa, continuamos com o voto”, afirmou. No entanto, para a socióloga Vera Filgueiras este movimento tem data de validade. “Tudo não passa de puro modismo. Talvez alguns jovens sigam fiéis, mas a história mostra o contrário. No entanto, tudo o que propõe uma reflexão sobre a vida sexual é salutar, ainda mais na nossa cultura”, declara.




Dia mundial de oração
Igreja paulista realiza concentração de oração pelo Brasil e o mundo em 30 de maio.

Um dia mundial de oração pelo Brasil e pelo mundo, este é o objetivo do Dia Mundial de Oração, movimento que acontece em 30 de maio e que terá como local de concentração a Igreja Assembleia de Deus de Bom Retiro, em São Paulo. Este movimento internacional de oração, que começou em 2001 quando 45 mil pessoas se reuniram para orar na Cidade do Cabo (capital da África do Sul), tem o objetivo de conclamar igrejas e cristãos a se unirem pela salvação dos povos, pelas autoridades e por um avivamento genuíno. A expectativa é que em 2009 haja mais de 220 nações participando. A Assembleia de Deus do Bom Retiro fica na Rua Afonso Pena, 560. A concentração acontecerá entre às 9h e às 17h.


Fiel arrependido recebe oferta de volta

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que obriga a Igreja Universal do Reino de Deus a devolver R$ 2 mil a um ex-fiel que se diz enganado pelos pastores da denominação. O motorista Luciano Rodrigo Spadacio, de 29 anos, alegou que entregou o dinheiro no templo da Universal do município de General Salgado, a 600 quilômetros de São Paulo, diante da garantia de que a oferta – chamada de “desafio” – significaria a solução milagrosa de todos os seus problemas. Mas Spadacio alega que nada aconteceu. O ministro Luís Felipe Salomão negou, no dia 10 de fevereiro, o pedido de recurso especial da Igreja Universal (Iurd). Assim, manteve a decisão dos desembargadores do Tribunal de Justiça paulista, que, em setembro de 2007, entenderam que o ex-fiel foi induzido ao erro com a promessa de que sua vida melhoraria. E, por isso, tinha o direito de receber a doação de volta em valores corrigidos desde 1999, quando o caso ocorreu. Aconselhado por um pastor chamado Marcio, o motorista, que frequentava o templo quatro vezes por semana, vendeu um veículo de sua propriedade e entregou todo o valor à igreja. Arrependido, ele conseguiu sustar um cheque de R$ 600, mas o restante do dinheiro foi compensado em favor da Universal. Na época, o motorista disse que só ingressou com a ação judicial para reaver o dinheiro por incentivo de seus pais. E afirmou que teria dado mais porque acreditava que realmente poderia mudar de vida se fosse “fiel” a Deus – o que, de acordo com a mensagem pregada pela Iurd, significa colaborar financeiramente. O motorista diz que pretende usar o dinheiro da indenização para comprar cestas básicas para os mais carentes. A Universal ainda pode recorrer da decisão do STJ, mas informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o caso.Fonte: (O Globo).




O Sonho de uma Bicicleta

Toda pessoa em sua tenra infância sonha e deseja possuir um presente especial. As meninas geralmente almejam o ultimo lançamento da boneca que fala e anda, e tem a cara de uma artista da novela das 6. Ja os meninos quando não pedem aos pais, uma bola de futebol usada pelos jogadores profissionais, com certeza na sua maioria, pediram uma bicicleta de preferencia com varias marchas. Já com o menino Oliveira no Morro das Palmeiras, foi diferente desde do dia em que avistou uma bicicleta usada pelo antigo vendedor de agua sanitaria, que a cada festa de folia de reis, subia a rua Anhanguera vestido de lanceiro. Aquela bicicleta , não era anunciada na televisão e tão pouco nas revistas especializadas, por isso chamava de maneira especial a atenção do menino curioso. O que voce acharia se visse um homem sentado numa bicicleta de costas para o guidon, pedalando vigorosamente sem sair do lugar? Aquela bicicleta tinha uma peculiaridade, ela amolava facas, atendendo a uma necessidade da comunidade. Com um esmeril instalado na garupa, que é reforçada, ela era movimentada por uma correia de nailon que passava ao redor de um aro mais estreito, soldado ao aro da roda traseira. Assim, quando o amolador pedalava a bicicleta, o esmeril girava. Dizem os mais antigos, que este tipo de bibicleta fora inventada pelos portugueses no incio do primeiro seculo da republica brasileira. A cada semana por volta das 7 horas da manhã, o amolador percorria as ruas do morro, montado em sua bicicleta, como se fosse um cavalo arabe, sempre tocando os sinos e gritadando: “ Amolador de facas! Amolador de facas! “. Em seguida uma dona de casa, sempre apareçia na janela e lhe entregava algumas facas sem corte, ou um vizinho lhe trazia um facão e o barbeiro, suas tesouras. Aquela cena magica produzindo faiscas se repetia todas as semanas, fazendo brilhar os olhinhos do pequeno Oliveira e aumentava o seu sonho de possuir uma bicicleta encantada, o que não foi possivel, devido ao perigo para uma criança de sua idade. Mais ele havia se decidido, que quando crescesse, iria encontrar um lugar nivelado para trabalhar usando o suporte da bicicleta para elevar a roda traseira e depois de encaixar a correia e sentar-se no silin, ficando de costas para o guidon, tiraria varias faiscas do esmeril, afiando dezenas de tipos de laminas, fazendo a alegria das donas de casa. O pequeno oliveira, apos tornor-se adulto e descer o Morro das Palmeiras, viajou por todo Brasil, estudou Direito e depois comunicação, mais acabou amolando a espada da Palavra, como um pastor aprovado, e apos retornar ao morro onde fora criado, com sua mulher e filhos, jamais reencontrou o amolador de facas e sua bibicleta magica. Os moradores mais antigos, enformaram que ele aceitou Jesus e foi passear de bicicleta nos Ceus.

* Sérgio Cunha é jornalista, articulista, conferencista e presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras. É professor de História do Cristianismo no Curso de Formação de Obreiros da Igreja Batista Renovada em Cidade Beira Mar – Rio das Ostras/RJ. visite o Blog : www.pastorsergiocunha.blogspot.com e leia mais textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário