quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Folha 256


Conferência Mundial das Assembléias de Deus será em 2011, na Índia

A próxima Conferência Mundial das Assembléias de Deus será realizada em março de 2011, em Bombaim, na Índia. A data foi anunciada na última quinta-feira (27), em Maceió, durante a realização da Convenção regional da AD alagoana, pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB e membro da Comissão Organizadora do Comitê Mundial das ADs. Ele esteve neste mês, nos Estados Unidos, para a reunião do Comitê, que definiu o local e data. Segundo pastor Wellington, o Comitê está orientando os interessados em participar do evento, que antecipem o visto de entrada ao país, pois não é fácil conseguir o visto para entrar na Índia. Por outro lado, o país figura como um dos maiores perseguidores de cristãos. Em alguns Estados a intolerância é ainda mais intensificada. Há alguns meses, vários templos foram destruídos e cristãos mortos, por seguidores do hinduísmo.


Conselho realiza Café Pastoral no Costa Azul
O Conselho de Pastores de Rio das Ostras , presidido pelo Pr.Sergio Cunha, esteve promovendo o 4° Café Pastoral no ultimo dia 12 de Setembro no templo da Igreja Batista Betel em Costa Azul - Rio das Ostras, na liderança do Pr.Elquicio Moreira, com a participação de diversos obreiros da região. Na ocasião o Pastor Sergio Cunha trouxe um estudo Biblico sobre: “ As marcas de uma igreja Sadia” baseado em Atos 2:42-44 que fala sobre a perseverancia e a comunhão dos santos. O Pr.Elquicio Moreira, vice presidente do Conselho, manifestou o desafio e com aprovação dos demais obreiros para a realização no proximo dia 06 de novembro a realização da 1° Vigilia da Vitoria com celebração da unidade, a começar apartir das 21:00 e participação dos grupos musicais e lideranças das igrejas da cidade, visando levantar um clamor de oração pelo municipio. No intervalo da vigilia sera celebrado a Santa Ceia do Senhor com a participação de diversos ministros, demonstrando a unidade e comunhão do corpo de Cristo em Rio das Ostras.

Nicinha e a Casa da Bíblia Aberta
Nicinha se converteu ao Cristianismo de tanto ler o Salmo 91. Não conseguiu ler outras coisas de tão fraquinha que era. Só sua predestinação lhe valia e lhe valeu. O salmo 91 é aquele exposto em Bíblias abertas nos diversos estabelecimentos, comércio, hotéis, padarias, escolas e até nas próprias capelas. Não se sabe quem começou com isso, de achar que o Salmo 91 trás um tipo de proteção ou sorte. Junto com ele ficam estampados também o 90, que diz da transitoriedade do homem, como ele vira pó de uma hora para outra, e isso e aquilo... Quem sabe o primeiro sujeito que deixou a Bíblia aberta assim, queria exatamente lembrar-se disso, então alguém leu o 91, achou lindo e passou-se a tradição. Voltando à Nicinha, ela morava em uma dessas casas, de Bíblia aberta no Salmo 91. Já quando leu a primeira vez, achou muito interessante, pois tinha muito a ver com ela aquelas palavras: vivia em “esconderijos” e gostava de “sombra” também. Tinha inimigos, assim como o escritor. Alguns predadores da vida, que se ela desse moleza, a devorariam. Sentia-se segura ali, na casa da Bíblia aberta, pois como dizia um dos versos, já vira muitos “caírem” do seu lado e ela ali mantinha sua integridade física.Não quis nem saber, com interpretação literal, neófito que era fez do “Altíssimo a sua morada”. “Praga nenhuma chegará aqui”, repetia. Mas não entendia muito bem as palavras, embora se sentisse bem e segura. Parecia que faltava alguma coisa. Foi quando, ela não sabe direito como, se um vento ou alguém fazendo uma faxina pra valer, viraram as páginas da Bíblia. De Salmos foi parar lá no Novo Testamento, Evangelho de João. Mais de mil anos em questão de segundos. Ela se incomodou a princípio, pois teve que se refazer, quase mesmo se perdeu. Mas foi retomando a sua vida, agora com novas coisas para ler. E foi se deslumbrando com as novas coisas que lia. O Salmo que ela já conhecia de cor, ganhava mais sentido e percebeu que não precisava ficar presa num poema para ter segurança. Viu um Cristo. Viu como um cisco seus problemas. Quando nervosa, não subia mais pelas paredes. Confessou seus venenos...Virou evangelista. Não escapou ninguém naquela casa que não caísse nas suas teias. Paralisados ficavam ao ouvi-la. Edificou sua morada na própria Palavra. Palavra de João, e na página da crucificação, fez seu habitat. Até que um dia alguém da casa resolveu pegar a Bíblia, ou para tirá-la dali, ou para limpá-la, ou para reavivar o Salmo 91, ou sabe-se lá por quantos motivos alguém pega uma Bíblia, mas a verdade é que a vida de Nicinha, a aranhazinha, acabou-se ali, num estampido, esmagada entre as páginas de São João...

Ato em prol da Marcha para Jesus

O casal Hernandes, da Igreja Renascer, que retornou recentemente ao Brasil após cumprir sentença de prisão por entrar nos Estados, esteve nesta quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República, para participar da sanção do projeto de lei que institui o Dia da Marcha para Jesus. Antes da sanção, da qual participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), os bispos se encontraram com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que cumprimentou um por um. Depois, eles rezaram pela saúde da ministra, que agradeceu. Ela não participou da sanção da lei. O Dia da Marcha para Jesus será celebrado 60 dias após o domingo de Páscoa. Estevam Hernandes e Sônia chegaram com o deputado bispo Gê Tenuta (DEM-SP) e se encontraram com outros pastores, entre eles o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o deputado bispo Rodovalho (DEM-DF). A cerimônia foi rápida. Em nome dos evangélicos falou Crivella, autor do projeto. Lula não discursou. Todo ano a Renascer promove uma marcha para Jesus que atrai cerca de um milhão de fiéis em São Paulo.
Mick Jagger contra Edir Macedo
A Igreja Universal apresentou esta semana um novo plano para converter em templo um antigo cinema da região londrina de Waltham Forest. A princípio, não seria nenhuma novidade para a igreja, que a vida inteira comprou cinemas mundo afora para usar em seus cultos. Mas desta vez ela comprou um briga complicada. Edir Macedo ainda está tendo de travar uma batalha com ninguém menos que Mick Jagger. Acompanhado de um punhado de artistas ingleses, o líder dos Rolling Stones aderiu à campanha para impedir 1964 dos Stones, no a alteração. Conhecido como EMD, ou Granada, o cinema cuja decoração interna é em estilo art déco serviu de palco para a turnê deinício da carreira da banda, e que foi frequentado por Alfred Hitchcock. A IURD comprou o imóvel em 2003 e desde então vem tentando adaptá-lo para ser usado em seus cultos, mas a comunidade local reagiu (na foto acima, um protesto reunindo 500 pessoas no ano passado). Agora, na internet, as comunidades e os sites que defendem a manutenção do prédio como cinema não perdem a oportunidade de publicar notícias sobre os rolos brasileiros da Universal.


CONEMAD - RJ realiza Convenção Estadual em Cabo Frio


Nos dias 3 a 5 de setembro, a CONEMAD-RJ ( Convenção Estadual do Ministerio de Madureira no Estado do Rio de Janeiro) realizou a sua Assembleia Geral Extraordinaria na Cidade de Cabo Frio. O Evento, que aconteceu na Catedral da Assembleia de Deus de Cabo Frio, na liderança do Pastor Samuel Gonçalves de Carvalho, foi aberto pelo Pastor Abner de Cassio Ferreira ( presidente da CONEMAD-RJ), e contou com a participação de mais de 2 mil obreiros. No sabado, tambem esteve presidindo a reunião o Bispo Manoel Ferreira, presidente da CONEMAD, e Deputado Federal ( PTB - RJ), que apresentou aos convencionais o pastor Bertiul Adolf Vingren, 82 anos, unico remanescente de Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus no Brasil e o missionario Mamadur, lider da Assembleia de Deus em Burkina Faso antigo Alto Volta na Costa Ocidental da Africa, alem da presença do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes e de São Pedro de Aldeia, Carlindo Filho e o vice prefeito de Rio das Ostras, pastor Broder, alem de varios vereadores da Região. Na ocasião o vereador de Cabo Frio, Silas Bento entregou o titulo de cidadão Cabofriense ao pastor Abner Cassio Ferreira. Neste encontro o Bispo Manoel Ferreira parabenizou ao pastor Samuel Gonçalves e sua esposa Missionaria Michele e seus obreiros, pela maravilhosa acolhida aos convencionais apresentando votos de louvor pelo belo trabalho realizado atuando de forma eficiente no atendimento dos convencionais

AD Cabo Frio comemora 69 anos
Nos dias 31 de Agosto a 06 de setembro a Assembleia de Deus em Cabo Frio Ministerio de Madureira, presidida pelo Pr.Samuel Gonçalves de Carvalho, realizou o seu 69° Aniversário. O Evento contou com a presença de todas as congregações e igrejas convidadas. No dia 05 a Palavra de Deus foi ministrado pelo Pastor sueco Berthil Adolf Vingren, unico filho vivo vo Missionario Gunnar Vingren, o Fundador das Assembleias de Deus no Brasil, acompanhado do pr.João Nunes, 3°Vice presidente da CONEMAD-RJ e presidente da Assembleia de Deus de Nova Iguaçu. A programação conto com diversos cantores: Quarteto Ester, Banda Kalice, Willian Nascimento, Robson Monteiro, Pr.Jairinho, Georgete Rocha, Missionaria Silvana Nunes, Ministerio de Louvor Local e Coral da Catedral, no dia 05 foi realizado a consagração de 112 obreiros, sendo 46 diaconos, 31 presbiteros e 35 diaconisas. Na oportunidade foi entregue ao pastor Samuel Gonçalves, presidente da Igreja, um diploma de conglatulações da Camara Municipal de Cabo Frio, atraves do vereador Silas Bento, pelos relevantes serviços prestados pela igreja na cidade. A noite de encerramento contou com todos os departamentos da Matriz, e a Mensagem do pastor Presidente, com grande derramamento do Espirito Santo.
__________ TExtos :
O Patriarca Enock continua vivo.
A Catedral da Assembléia de Deus em Cabo Frio, se prepara para sediar uma Assembléia Geral extraordinária da Convenção Estadual, reunindo cerca de 2 mil obreiros assembleianos no ano em que se comemora 69 anos de fundação do trabalho pentecostal na Região dos Lagos. No telão da igreja, provavelmente será exibido a foto do pastor Enock Alberto Silva, com seu rosto sulcado pelo vento e o sol escaldante da antiga terra do sal. As novas gerações de obreiros, não conheceram esse alagoano de poucos sorrisos, barbeiro de profissão, que trocou a navalha pela Bíblia e durante 40 anos plantou igrejas, desde Rio Douro na grande São Gonçalo até Santa Maria Madalena na região Serrana Fluminense. Não importa se você o conheceu. Você ainda continua ouvindo suas curtas palavras, porem repletas de autoridades e unção: “ Jesus Salva, Cura, Batiza com o Espírito Santo e vai nos levar para o céu”. Você ainda freqüenta os templos construídos pelo pr.Enock, na época em que os obreiros da Seara, semeavam com sacrifícios e lagrimas a semente do evangelho. Quem o conheceu, tem guardado as suas lembranças. Tenho-as. Numa delas, já como presbítero e solteiro, fui acompanhando o pastor Manoel Francisco de Freitas, então presidente da Mocidade Estadual, fazer uma visita ao patriarca de Madureira na Região dos Lagos e pedir-me apoio para realização de um congresso regional de jovens, mais acima de tudo aprender como aquele homem franzino de pouca instrução e recursos matérias, conseguira construir mais de 105 templos e apascentar cerca de 17 mil ovelhas. O seu humilde e pequeno gabinete, não estava a altura do tamanho do seu ministério pastoral, pois tendo passado pelas igrejas de Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Bauru – SP, sempre atendendo as determinações do fundador do ministério de Madureira, o não menos saudoso pastor Paulo Leivas Macalão, mantinha uma vida simples, sem nenhuma ostentação, típica dos pioneiros pentecostais. Antes de nos despedirmos e retornarmos para o Rio de Janeiro em 1982, o pastor Enock fez-me um interrogatório: “ Um presbítero não pode ser solteiro, porque você ainda não se casou?”. Sua pergunta me irritou.- Porque ainda não encontrei a moça certa.- Então vou orar para Jesus colocar a moça certa no seu caminho, e o irmão se casar e se tornar um pastor aprovado. Passado alguns anos, retornei a Cabo Frio, acompanhado do pai da moça, com quem me casaria, para pedir sua oração abençoadora como costume da época. Muito dos obreiros, ordenados ao ministério da palavra pelo pastor Enock, tais como: Benone Cardoso Valadares, Gentil Medeiros, Benedito Perreira, Jose Joaquim e outros que lhe ajudaram a pastorear esse imenso rebanho na região, já estão na gloria, após terem combatido o bom combate. Porem a semente que foi lançada pelo alagoano taciturno, continua germinando, crescendo e dando excelentes frutos para a Gloria do nome de Jesus. Quando no dia 12 de junho de 1996, madrugada de uma quarta feira, o pastor Enock descançou no Senhor, eu não estava presente em Cabo Frio. Tão pouco quando seu corpo foi velado no antigo templo de São Cristovão, hoje a imponente Catedral. Na minha memória ele continua vivo, e com muita alegria, fazendo uma oração abençoadora, pois este é o papel verdadeiro do bom pastor que através de seu pastoreio e das características que forjou em Cabo Frio, o evangelho foi apresentado na Região dos Lagos e o fogo do Espírito Santo aqueceu o coração de milhares de crentes pentecostais. Baruch Há Shem!

*Sérgio Cunha é jornalista, articulista, conferencista e presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras. É professor de História do Cristianismo no Curso de Formação de Obreiros da Igreja Batista Renovada em Cidade Beira Mar – Rio das Ostras/RJ. visite o Blog : www.pastorsergiocunha.blogspot.com e leia mais textos.

A lei não salva, mas conduz a Cristo e à fé!
A única esperança é Cristo! Numa retrospectiva bíblica literal vamos encontrar que a Lei mosaica em nada serviu para a salvação da humanidade, mas foi uma ótima condutora dos crédulos à salvação pela fé em Cristo Jesus nosso Senhor. Na epístola paulina aos Gálatas vemos o apóstolo asseverando com muita propriedade que todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição. “Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gálatas 3: 10). Ressalta-se que o cumprimento da lei não admitia o cumprimento parcial da lei fragmentada em artigos, incisos, parágrafos ou alíneas, ou se cumpria integralmente a lei, ou a descumpria; - simples assim! Logo, a única alternativa salvífica existente era aceitação da fé apostólica. Segundo ainda o mesmo apóstolo, os que são da fé; são benditos com o crente Abraão, mesmo que isso não estivesse escrito dessa maneira, poder-se-ia entender que os demais são malditos. “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (v.11). Com esta certeza preconizada por Paulo, evidencia-se a carência da humanidade em repactuar sua vida perante o Senhor Jesus, único mediador entre Deus e os homens pelo qual se pode herdar a vida eterna nos céus. De nada adianta o pragmatismo normativo dos dogmas e dos conceitos humanos, pois eles com o tempo se desgastam e caem em desuso. Várias doutrinas antigas e até mesmo algumas não tão antigas assim já foram abandonadas pela maioria das pessoas e das igrejas, devido o anacronismo tácito que exalam, enquanto que, as palavras de Jesus ao longo da história fixam-se no tempo e no espaço como certeza de inerrância e conformidade com o tempo atual. Vale dizer que a Palavra de Deus é nova a cada dia, assim como a mensagem delas decorrentes são sempre atuais e apropriadas para cada caso. Um mesmo texto serve como exortação e consolo, sem necessitar de nenhuma exegese específica, tal como uma subjetiva interpretação particular, pois o texto sagrado quando lido com fé, assemelha-se ao auscultar da voz de Deus falando diretamente a nós, segundo a fé e necessidade de cada um. A lei não salva, mas conduz a Cristo e à fé! Sabemos que Cristo nos livrou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldito por nós, como esta escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3: 13b). Concluímos dizendo que o sofrimento de Cristo só foi reconhecido como ato redentor porque a lei impôs uma acusação a todos nós, sem alternativa, reconhecemos que embora a lei não tenha podido nos salvar, ela serviu de aio para nos conduzir até Jesus Cristo em pio exercício de fé.
*Pastor José Alencar Lopes - Presidente da Catedral da Assembleia de Deus em Jaboatão dos Guararapes - PE


























Nenhum comentário:

Postar um comentário